A Audi lançou este ano no mercado europeu o seu novo SUV compacto, o Audi Q2, criado sobre a plataforma MQB (do Golf 7/A3), buscando posicionamento nesse segmento que cresceu 30% em 2016 na Europa, e continua a acelerar. A novidade chega ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2017, inicialmente importado, mas com perspectiva de fabricação nacional, caso as expectativas de superação da crise econômica se confirmem.
O Audi Q2 é baseado na plataforma do Audi A3, adota a mesma mecânica, mas tem personalidade própria. Em termos dimensionais, conta com 4,19 metros de comprimento (10 cm menos que o Honda HR-V), 1,79 metros de altura e conta com entre-eixos de 2,60 metros (o mesmo do A3).
A estética transmite uma impressão de maior robustez, com seus recortes laterais e molduras nos para-choques, mantendo as características de design típicas da Audi, com a linha de cintura elevada, mas que não prejudica a visibilidade graças à inclinação do capô e à ampla vigia traseira.
A dianteira guarda convergências com os novos SUV´s da Audi, com a grande Singleframe de grandes proporções, com detalhes em preto e frisos cromados envolventes. A traseira traz lanternas destacadas da carroceria, com elementos de LED para a marcha à ré.
É um design sóbrio e discreto, como o característico dos Audi, e que tende a demorar muito a envelhecer e cansar.
Interior
O interior do Audi Q2 lembra muito o do Audi A3, mas este SUV tem uma decoração mais colorida, com detalhes, advindos dos pacotes de personalização, na cor da carroceria. De qualquer forma, se o comprador quiser o interior totalmente em preto também é possível, basta dispensar os pacotes de personalização.
O cluster de instrumentos é o mesmo do A3 e há opção do Virtual Cockpit, painel totalmente digital e configurável com tela de 12,3 polegadas, com o head-up display, que projeta informações dinâmicas no campo de visão do motorista no para-brisa.
O espaço interno é amplo, e o porta-malas comporta 405 litros.
Mecânica
O Audi Q2 que será vendido no Brasil provavelmente adotará o conjunto mecânico intermediário adotado na Europa: motor 1.4 TSI de 150 cv associado com o câmbio automático de dupla embreagem S-Tronic de 7 marchas. O Q2 é cerca de 75 Kg mais pesado que o A3, de modo que o desempenho deve ser pouca coisa inferior ao hatch. Segundo a Audi, com tal conjunto mecânico, o Q2 acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, e atinge 212 km/h.
O consumo que os testes independentes vem registrando para o 1.4 TSI S-Tronic é de 11 km/l de gasolina em cidade, e 17 km/l em estrada.
A suspensão traseira do Q2 é do mesmo tipo adotado no Audi A3 brasileiro: semi-independente por eixo de torção. Os modelos com tração integral Quattro, porém, adotam o multilink (já que o eixo traseiro ocupa o lugar do eixo de torção). Ademais, modelos Q2 com tração 4x2 que superam muito os 210 Km/h também adotam o multilink.
A suspensão dianteira do Q2 tem o mesmo esquema McPherson do A3, mas foi totalmente reformulada, com braços e molas exclusivos, mais robustos visto que o modelo teoricamente enfrentará terremos mais inóspitos que o A3.
Comportamento dinâmico
Os testes que vêm sendo realizados com o Audi Q2 apontam um modelo com rodar sólido, direção e suspensão firmes e que transmitem muita segurança, enquanto o motor é elástico e está bem ajustado à transmissão S-Tronic de 7 marchas.
0 Comentários