A Fiat Chrysler do Brasil lança oficialmente o Jeep Compass com o motor 2.0 Tigershark Flex. Trata-se de um motor internacional da FCA - Fiat Chrysler Automobiles modificado para se tornar flexível – configuração que estreia no Brasil – com até 166 cv de potência e 20,5 kgfm de torque, o novo propulsor traciona as rodas dianteiras por meio da transmissão automática Aisin de 6 marchas.
A gama do Jeep Compass com motor 2.0 Tigershark é composta pelas versões Sport, Longitude e Limited, com os respectivos valores sugeridos de R$ 99.990, R$ 106.990 e R$ 124.990. Há ainda a edição de lançamento Opening Edition, limitada a 500 unidades, que acrescenta itens por R$ 109.490.
Novo motor 2.0 Tigershark Flex
O motor Tigershark 2.0 16V Flex tem duplo comando de válvulas no cabeçote e duplo variador de fase. Produzido no México com bloco e cabeçote de alumínio, o Tigershark 2.0 é um propulsor de uso global que desenvolve 166 cv de potência a 6.200 rpm e 20,5 kgfm de torque a 4.000 rpm com etanol (159 cv e 19,9 kgfm com gasolina).
Esse motor está conectado a uma caixa automática de 6 marchas com comandos sequenciais pela alavanca e aletas atrás do volante – a partir da versão Longitude. O Tigershark oferece 86% de sua força total já a partir dos 2.000 giros, dando mais agilidade ao modelo e prazer ao dirigir.
Para poder rodar com 100% de etanol, o motor recebeu 20 mudanças, entre novos componentes e materiais. A taxa de compressão, que era de 10,2:1, foi aumentada para 11,8:1, aproveitando as características do derivado da cana de açúcar, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos com etanol.
O consumo, porém, é elevado: 5,5 km/l com etanol na cidade, e 7,5 km/l em estrada. Com gasolina chega a 8,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada.
O Tigershark 2.0 Flex permite partidas a frio com 100% de etanol no tanque, por meio do sistema HCSS, que aquece o combustível com resistências elétricas. Eliminando, desse modo, o tanque auxiliar de gasolina.
O propulsor foi desenvolvido para ter durabilidade de pelo menos 240.000 km, seguindo as exigências do mercado norte-americano, e é capaz de atender às normas de emissão do Proconve fase 6 e da Euro 6.
Dirigibilidade
O Jeep Compass Flex adota suspensão independente nas quatro rodas (McPherson da dianteira e na traseira). Os amortecedores são de frequência sensitiva (FSD), adaptando-se a condições diversas de rodagem. A rigidez estrutural é garantida com 70% do monobloco formado por aços de alta e altíssima resistência.
Controlada pelo volante multifuncional, a direção do Jeep Compass é do tipo elétrica progressiva (EPS) e conta com recursos como o torque de esterço ativo (DST). Em uma situação de emergência, como uma perda de aderência em curva, ele atua de forma a induzir o motorista a esterçar o volante para o lado correto, enrijecendo caso o motorista vire o volante para a direção errada.
Vídeo clipe oficial de lançamento
Segurança
O Jeep Compass dispõe de um conjunto de recursos de segurança que inclui itens como controle de velocidade adaptativo (ACC), aviso e prevenção de colisão frontal (FCWp), alerta de mudança de faixa (LDW), farol alto automático (AHB), estacionamento semiautônomo (Park Assist), detector de pontos cegos (BSD) e sete air bags, sendo um de joelhos -- estes dois últimos itens são padrão nas versões Limited e Trailhawk.
Entre os principais equipamentos de série em todas as versões há assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus e o controle de estabilidade (ESC) que engloba os sistemas eletrônicos anticapotamento (ERM), de oscilação de reboque (TSC).
Há também os recursos ligados à frenagem, como o EBP, que aproxima as pastilhas dos discos se o motorista tirar o pé do acelerador rápido demais, melhorando o tempo de resposta dos freios, e o assistente de frenagem em pânico (PBA), que aplica automaticamente a força máxima do freio em caso de emergência se o motorista não fizer isso por meio do pedal.
O sistema de iluminação, desde a versão inicial, conta com assinaturas em LED na frente e atrás, que também aumentam a visualização do veículo. Em todas as configurações há luzes diurnas (DRL), faróis de neblina com função cornering (se acendem sozinhos do lado em que se vira o volante em manobras ou em baixa velocidade) e luz traseira de neblina. E nas versões Limited e Trailhawk, os faróis de xenônio são de série.
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