A Volkswagen do Brasil lançou no mês passado a nova versão de entrada (veja preços, desempenho e consumo desse carro clicando aqui) do Golf, o Comfortline TSI, equipado com o moderno motor de três cilindros 1.0 TSI Flex, que oferece um torque máximo de 20,4 kgfm entre 2.000 RPM e 2.500 RPM, e potência máxima de 116 cavalos com gasolina, e 125 cavalos com etanol, sendo o primeiro Golf brasileiro equipado com um motor 1.0.
O VW Golf é um carro que tem no Brasil uma imagem de esportividade, resultado não só do seu icônico design, mas também das versões GTI, e essa aura pode parecer conflitante com um motor "1.0". Ocorre que este motor do hatch alemão não é um "1.0" qualquer, mas o melhor 1.0 turbinado do mercado, com o torque (força) elevado e que supera muitos motores 1.8 e 2.0 de carros vendidos no mercado brasileiro. Neste artigo relacionamos abaixo os veículos 2.0 com motor mais fraco que o 1.0 TSI do Golf.
Jeep Compass 2.0 2017 Flex
O novo Jeep Compass Flex 2017 adota um motor 2.0 Tigershark que, quando abastecido com gasolina, oferece um torque máximo de 19,9 Kgfm, que é 2,45% menos que os 20,4 kgfm do Golf 1.0 TSI abastecido com gasolina. Com etanol o motor do Compass tem 20,5 kgfm, ficando 0,1 kgfm acima dos 20,4 do Golf 1.0 TSI também com o combustível vegetal.
Ford EcoSport 2.0
Outro carro que fica abaixo do Golf 1.0 TSI quando o assunto é torque é o Ford EcoSport, cujo motor 2.0 aspirado da versão topo, Titanium, ostenta 19,7 kgfm de torque máximo - número 3,43% menor que o do Golf 1.0 TSI.
Novo Honda Civic 2017 Flex
O novo Honda Civic 2017, em suas versões Sport, EX e EXL, adota um motor 2. Flex com 19,5 kgfm de torque, mesmo com etanol, o que é 3,43% menos que os 20,4 kgfm do Golf 1.0 TSI Comfortline.
Nissan Sentra 2.0
Ainda no campo dos sedãs médios 2.0, o Nissan Sentra 2017 adota um motor 2.0 com 20 kgfm de torque com etanol, número 1,96% abaixo dos 20,4 kgfm oferecidos pelo 1.0 TSI do hatch médio da VW.
Mistsubishi Lancer 2.0
O Mitsubishi Lancer GT 2.0 também tem um motor com menos torque que o Golf 1.0 TSI. O motor do japonês tem 20,1 kgfm - 1,47% menos que o do Golf 1.0 TSI.
Toyota Corolla 2.0 Altis
E o Corolla Altis? O sedã médio mais vendido do Brasil usa um motor 2.0 VVT-i com 20,3 kgfm de torque com etanol, 0,5% menos que os 20,4 kgfm do Golf.
VW Jetta 2.0 8V Flex
Dentro da linha VW, o Jetta até 2015, assim como o Golf 2.0 Sportline 2014, usava um motor 2.0com 18,9 Kgfm de torque - 9,8% menos que o atual 1.0 TSI do Golf 2017.
Renault Fluence 2.0 Flex
O Renault Fluence é outro carro 2.0 cujos 20,3 kgfm de torque são 0,5% menores que o oferecido pelo Golf 1.0 TSI.
Hyundai Elantra 2.0
O Hyundai Elantra 2.0 tem um motor quatro cilindros aspirado que oferta 20 kgfm de torque quando abastecido com gasolina - o que é 1,96% menos que o ofertado pelo Golf 1.0 TSI.
Hyundai Tucson 2.0
Voltando ao campo dos SUV´s, temos o Hyundai Tucson 2.0 Flex 2017, cujo motor oferta 19,7 Kgfm de torque - 3,43% menos que o Golf 1.0 TSI.
Mitsubishi ASX 2.0
Ainda entre os utilitários, relacionamos o Mitsubishi ASX 2.0 CVT, cujos 20,1 kgfm de seu motor 2.0 são 1,47% menores que os 20,4 do Golf 1.0 TSI.
Hyundai ix35 Flex
Na linha Hyundai, o ix35 2017 flex tem um motor 2.0 que, quando abastecido com gasolina, despeja 19,2 kgfm de torque, 6,37% menos que o 1.0 TSI do Golf.
Fiat Toro 1.8 Flex
Há também uma penca de veículos com motores 1.8 com torque menor que o Golf 1.0 TSI. É o caso da Fiat Toro Freedom Flex, cujo motor 1.8 EVO tem 19,3 kgfm de torque - 5,39% menosque o do Golf 1.0 TSI.
Jeep Renegade 1.8 Flex
O próprio Jeep Renegade Flex vem com um motor 1.8 similar ao da Toro, porém com 19,1 kgfm de torque - 6,37% menos que os 20,4 kgfm do Golf.
Ford Fiesta 1.0 EcoBoost
Finalmente, podemos comparar o motor 1.0 TSI do Golf com outros 1.0 turbinados. O do Fiesta 1.0 EcoBoost tem 17,3 Kgfm - 15,2 % menos que o do Golf 1.0 TSI.
Hyundai HB20 Turbo
O Hyundai HB20 Turbo tem um motor três cilindros turbinado que oferece 15 kgfm de torque com etanol, 26,47% menos que o 1.0 TSI do Golf.
Relação peso/torque : ranking
A tabela abaixo traz o cálculo da relação peso/torque de diversos modelos 1.8 e 2.0 comparados aos números do Golf 1.0 TSI. A relação peso torque indica quantos Kg de massa cada Kgfm de torque do motor precisa empurrar. Assim, quanto menor esse número, melhor, pois indica menos peso para cada Kgfm produzido do motor, ou seja, carros com menor relação peso/torque serão mais ágeis, mais rápidos nas acelerações e farão retomadas de velocidade de forma mais rápida e segura.
Rank | Modelo | Torque [Kgfm] | Peso [Kg] | Relação peso/torque [Kg/Kgfm] | Desvantagem para o Golf 1.0 TSI |
1 | VW Golf 1.0 TSI | 20,4 | 1218 | 59,7 | - |
2 | Hyundai Elantra 2.0 (Gas) | 20 | 1200 | 60,0 | -0,5% |
3 | Fiat Punto 1.8 | 18,9 | 1176 | 62,2 | -4,0% |
4 | Toyota Corolla 2.0 2016 CVT | 20,3 | 1290 | 63,5 | -6,0% |
5 | Mitsubishi Lancer 2.0 | 20,1 | 1290 | 64,2 | -7,0% |
6 | Honda Civic 2.0 Sport | 19,5 | 1275 | 65,4 | -8,7% |
1 | VW Golf 2.0 Sportline | 18,4 | 1213 | 65,9 | -9,4% |
2 | Nissan Sentra 2.0 CVT | 20 | 1327 | 66,4 | -10,0% |
3 | Renault Fluence 2.0 CVT | 20,3 | 1372 | 67,6 | -11,7% |
4 | Fiesta 1.0 EcoBoost | 17,3 | 1178 | 68,1 | -12,3% |
5 | BMW 320i 2011 2.0 | 20,3 | 1390 | 68,5 | -12,8% |
6 | Hyundai i30 1.8 | 18,2 | 1250 | 68,7 | -13,1% |
7 | Mitsubishi ASX 2.0 | 20,1 | 1385 | 68,9 | -13,4% |
8 | Hyundai HB20 Turbo | 15 | 1053 | 70,2 | -14,9% |
9 | Chevrolet Cobalt 1.8 | 17,1 | 1218 | 71,2 | -16,2% |
10 | Ford EcoSport 2.0 | 19,7 | 1404 | 71,3 | -16,2% |
11 | Jeep Compass 2.0 (Gasolina) | 19,9 | 1432 | 72,0 | -17,0% |
12 | Jeep Renegade 1.8 Flex | 19,1 | 1393 | 72,9 | -18,1% |
13 | Chevrolet Cruze 1.8 Sport 6 | 18,9 | 1436 | 76,0 | -21,4% |
14 | Hyundai ix35 2.0 Flex (Gasolina) | 19,2 | 1492 | 77,7 | -23,2% |
15 | Hyundai Tucson 2.0 2017 | 19,7 | 1549 | 78,6 | -24,1% |
16 | Fiat Toro 1.8 flex AT | 19,3 | 1619 | 83,9 | -28,8% |
A tabela acima mostra que, de todos os modelos calculados, o Golf 1.0 TSI é o que apresenta a melhor relação peso/torque.
Conclusão
O downsizing dos motores é um processo de substituição de propulsores aspirados de grande deslocamento (1.8 e 2.0) por motores menores (1.4 e 1.0) turbinados, que oferecem potência e torque superiores e consumo menor.
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