O Honda Civic Sport é a versão de "acesso" da linha 2017 do sedã médio - a única disponível com transmissão manual de seis marchas (preço de R$ 87.900 reaais), mas que também oferece a opção de transmissão automática CVT (R$ 94.900 reais).
O Honda Civic 2017 se caracteriza internamente por contar com um console central elevado, posicionando a alavanca de transmissão em uma posição ergonômica e que facilita em trocas de marchas mais rápidas.
A caixa de seis marchas é a mesma da geração anterior do Civic, porém suas relações foram alteradas, tornando a sexta uma espécie de "overdrive", para melhorar o consumo em estrada.
A versão manual, porém, deve responder, segundo expectativa da Honda, por algo entre 1% e 5% das vendas do Sport 2.0. A maior parte dos consumidores ficará com a configuração CVT, bem mais confortável.
Enquanto o Civic Sport 2.0 Manual permite uma tocada mais esportiva, segurando as marchas para trocas em rotações mais elevadas, a programação do CVT é voltada à eficiência: mantém as rotações baixas para economizar combustível.
Consumo
O consumo, segundo o INMETRO, é de 10,2 km/l de gasolina em cidade, chegando a 13,4 km/l em estrada - números adequados para um sedã de 1.342 Kg. Com etanol, as médias ficam em 7,1 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada.
Desempenho
São números adequados para um sedã de 1.342 Kg que é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos (com gasolina) e atingir 190 km/h.
O Civic Sport 2.0 adota um conjunto de suspensão independente McPherson na dianteira e multilink na traseira. Essa configuração delineia um ajuste mais firme, mas que não chega a ser esportivo, mas que não filtra as imperfeições do piso como faz o esquema semi-independente por eixo de torção adotado no Corolla e no Golf, por exemplo.
A suspensão multilink na traseira também exige atenção do motorista pois exige alinhamento também no eixo traseiro - que também tem um custo mais elevado, já que exige equipamentos específicos. O desalinhamento pode ocorrer em pancadas mais fortes, o que não é facilmente percebido, levando a desgaste prematuro de pneus e também perda de estabilidade em curvas.
O ideal seria o Honda Civic com motor 2.0 vir equipado com uma suspensão traseira semi-independente por eixo de torção, mais robusta e confortável - e de manutenção menos frequente e mais barata (pois não desalinha nunca o eixo traseiro) - como a usada no Corolla e no Golf Higheline e Comfortline, deixando o esquema multilink para o modelo topo de gama, Touring, única com motor 1.5 Turbo e que passa dos 200 km/h, já que o esquema multilink só apresenta benefícios em termos de comportamento dinâmico em curvas contornadas próximo a essa velocidade.
Interior
O Honda Civic Sport 2.0 sendo a versão de acesso traz bancos revestidos de tecido no lugar do couro das demais versões, e painel de instrumentos convencional - sem a tela de TFT digital presente nos modelos mais caros. O sistema multimídia tem tela menor e conta apenas com Bluetooth e entrada USB.
O volante conta com comandos multifuncionais, mas o comando do volume do som é feito por um botão convencional, enquanto nos modelos mais caros é um do tipo sensível ao toque.
O pacote de itens conta ainda com ar-condicionado digital (zona única de climatização), seis airbags, direção elétrica, mas sente-se falta de itens como luzes de cortesia nos espelhos das viseiras e um retrovisor interno eletrocrômico.
Estética
Externamente, porém, o Civic Sport 2.0 Flex agrada, com sua decoração mais agressiva composta de rodas escurecidas aro 17 montadas em pneus 215/50R 17, grade frontal pintada de preto brilhante.
Fica faltando, porém, os repetidores de direção nos retrovisores - item de segurança que faz parte dos modelos mais caros.
Conclusão
O Civic Sport 2.0 Flex é o modelo de acesso à gama Civic 10 no Brasil, e que, segundo a Honda, responderá por 24% do mix total de produção do modelo.
Essa configuração traz um apelo estético mais agressivo, diferenciando-o das demais versões de acabamento, que contam com uma decoração com elementos cromados em maior quantidade.
Ficha Técnica - Honda Civic Sport 2.0
Preço: R$ 87.900 (câmbio manual); R$ 94.900 reais (câmbio automático CVT), Motor: 2.0, quatro cilindros, flex. Potência: 155 cv (E) e 150 cv (G) 6.300 rpm, Torque: 19,5, kgfm (E) e 19,3 kgfm (G) a 4.800 rpm, Transmissão: Manual, seis marchas, ou automática CVT, tração dianteira, Suspensão:Independente (dianteira) / multibraço(traseira), Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, Pneus: 215/50 R17. Dimensões: 4,63 m (comprimento) / 1,79 m (largura) / 1,43 m (altura), 2,70 m (entre-eixos), Tanque : 56 litros, Consumo: 10,2 km/l (cidade) /13,4 km/l (estrada) com gasolina, 0 a 100 km/h: 10,9 segundos, Velocidade máxima : 190 km/h.
0 Comentários