tendência do consumidor brasileiro em preferir modelos automáticos começou nos modelos premium, passou aos médios e agora está provocando uma revolução nos compactos, com alguns modelos automáticos apresentando crescimento de vendas de mais de 300%.
É o caso, por exemplo, do Chevrolet Onix, cujas vendas do modelo automático cresceram 337% nos primeiros seis meses de 2016, relativamente ao mesmo período do ano anterior.
Enquanto nos seis primeiros meses de 2015 foram vendidos 67.031 Onix, e, destes, 1.963 automáticos, em 2016, dos 68.555 hatchs emplacados, 8.584 foram de modelos automáticos.
Prisma
No caso do Prisma, que já tinha uma participação maior de automáticos no mix em 2015 (8%), teve disparada de 165% na preferência, para um 26% do mix em 2016.
Nos primeiros seis meses deste ano, 4.961 Prismas chegaram às ruas.
Hyundai HB20
O hatch compacto fabricado em Piracicaba já tinha uma participação mais elevada dos automático em seu mix de vendas: 27% em 2015.
Mas, agora, em 2016, nada menos que 39% dos Hyundai HB20 hatch vendidos são automáticos, em um total de 25.373 unidades.
Hyundai HB20S
No caso da versão sedã, a transmissão automática já é predominante na preferência do consumidor, com participação de 51% no mix em 2016.
Nos primeiros seis meses de 2016 já foram vendidos 22.979 HB20S Automáticos.
Nissan March e Versa
Os dois compactos da Nissan chegaram ao mercado este ano, e mesmo oferecendo câmbio automático CVT apenas nas versões topo, com motor 1.6, a participação dos automáticos no March é de 25%, e chega a impressionantes 50% no Versa.
Fonte: Jato Dynamics via Quatro Rodas
0 Comentários