Já no primeiro teste, feito a 60km/h, a Hilux, equipada com rodas de 18 polegadas (medida 265/60/R18), apresentou o comportamento já descrito, e que pode ser conferido na sequência de fotos que ilustra esta matéria, enquanto as demais picapes foram bem com velocidades de até 68km/h. Para o teste, a picape estava carregada com 830kg, somando o peso dos cinco ocupantes mais a carga. A publicação apontou como principais problemas a falta de um sistema anticapotamento e a aderência dos pneus.
DE NOVO Dias depois, o teste foi repetido com uma picape Hilux com o conjunto roda/pneu padrão de 17 polegadas (medida 265/65/R17) e novamente as rodas de dentro da curva se elevaram mais que o desejável, porém menos que no veículo anterior. Curioso é que, no teste de 2007, a revista apontou como fator decisivo para performance ruim da Hilux no teste do alce os pneus mais largos que calçavam o conjunto de rodas maiores, oferecidas como opcional, além da ausência do controle de estabilidade e do centro de gravidade elevado do veículo. De acordo com a publicação, à época, a Toyota chegou a suspender a venda desses pneus maiores.
PROBLEMA Após esse novo teste, a revista chegou à conclusão de que existe um sério problema com o sistema de segurança dinâmica da Toyota, e que o resultado sofre influência dos pneus que estão calçando a picape Hilux. A Toyota da Suécia afirmou à Teknikens Värld que a Hilux foi submetida a vários testes durante seu desenvolvimento, entre eles o de manobra evasiva (realizado de acordo com a norma ISO 3888), e que a picape foi aprovada em todos eles.
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